Home / About the Chair / Rui Nabeiro

Rui Nabeiro

Manuel Rui Azinhais Nabeiro nasceu a 28 de Março de 1931, em Campo Maior, Portugal.

Filho de Manuel dos Santos Nabeiro e de Maria de Jesus Azinhais é casado com Alice do Carmo Gonçalves Nabeiro, e pai de Helena Maria Gonçalves Nabeiro Tenório e de João Manuel Gonçalves Nabeiro.

Com o ensino básico de habilitações, Rui Nabeiro é desde 1961 presidente do Grupo Nabeiro/Delta Cafés.

Desde muito novo manifestou grande capacidade de liderança. Logo nos bancos de escola se salientava dos demais companheiros sendo ainda hoje recordado por alguns, "era sempre o RUI quem ficava responsável pela classe quando o professor não estava presente ".

Assim, proveniente de uma família de poucos recursos, cedo se iniciou no mundo do trabalho, ajudando a família num pequeno estabelecimento de que sua mãe era proprietária. Quando tinha apenas 13 anos foi ajudar um tio, Joaquim dos Santos Nabeiro, que tinha iniciado então, ainda de forma muito artesanal a torra do café. Tem então o seu primeiro contacto com a actividade que mais tarde dava lugar a uma pequena Torrefacção, propriedade dos seus tios Joaquim Nabeiro, Vitorino Silveira e de seu pai Manuel Nabeiro.

Rui Nabeiro tinha apenas 17 anos quando seu pai faleceu. Um ano depois assume as funções do pai na torrefacção.

A partir de então, a Torrefacção inicia a sua expansão. Vivia-se o pós Guerra Civil de Espanha. Rui Nabeiro não hesita e com todas as limitações fronteiriças da época, Portugal governava Salazar e Franco em Espanha, fomenta a venda do Café no país vizinho sendo mais tarde constituída uma sociedade com os seus tios, a Torrefacção Camelo, Lda.

Assume a gerência desta sociedade desde o seu inicio, mas em 1961, Rui Nabeiro insatisfeito pelos condicionalismos de uma pequena sociedade familiar, resolveu criar a sua própria empresa e neste mesmo ano constitui a sua firma denominada Manuel Rui Azinhais Nabeiro, Lda., em que, entre si, sua esposa e filhos detém 100% do capital.

Além dum pequeno armazém de mercearias, logo se inicia na Torra do Café e é nesta altura que surge a marca Delta que passados poucos meses se distribuía em todo o país.

A sua experiência, adquirida na gerência da Torrefacção Camelo, Lda., e a liberdade de poder então dar corpo às suas iniciativas sem os condicionalismos que então tinha, levaram-no a provocar um crescimento constante na sua empresa que desde logo foi orientada sem desprezar o seu aspecto social e humano que a tem caracterizado.

Aberto o primeiro Departamento Comercial em Lisboa em 1963, no ano seguinte abre o do Porto e assim sucessivamente até aos 22 que se distribuem desde Mirandela a Faro, pelas principais cidades portuguesas, incluindo os Açores e Madeira.

A estratégia é estar o mais próximo possível do cliente.

Assim, atingida a liderança no mercado Nacional dos Cafés, o crescimento continuado da empresa vai impondo algumas alterações na estrutura empresarial. É então que Rui Nabeiro decide reforçar os seus quadros técnicos iniciando em 1981 a primeira reestruturação das empresas.

Constitui, algum tempo depois a Novadelta – Comércio e Indústria de Cafés, Lda., esta será a empresa industrial que se ocupará também do sector de Importação e Exportação reservando a sociedade M.R.A.Nabeiro, Lda., à tarefa da distribuição da marca Delta a nível nacional.

Em 1984, Novadelta inicia a construção de uma nova fábrica e é equipada com a última Tecnologia em Torrefacção de Cafés e Sucedâneos. Fica construída a maior fábrica Torrefactora da Península Ibérica e uma das maiores da Europa.

Desde os seus primeiros passos a Delta Cafés conquistou a confiança do mercado. Inovou na forma de ver o cliente - Um Cliente Um Amigo assegurando desta forma um crescimento sustentado de negócio. É esta a filosofia de Gestão de Rui Nabeiro: Uma Marca de Rosto Humano