Home / News & Events / News / III Seminário Internacional "História e Língua: Interfaces"
III Seminário Internacional "História e Língua: Interfaces"

Decorreu no passado dia 20 de novembro de 2018, na Sala 124 do Colégio do Espírito Santo, Universidade de Évora, a 3ª edição do Seminário Internacional «História e Língua: Interfaces».

Realizado no âmbito das atividades da Cátedra UNESCO em Património Imaterial e do grupo de investigação - LPT (Literacias e Património Textual), do CIDEHUS-UE,este Seminário, em linha com a perspetiva de Eugenio Coseriu (1921-2002), assenta no pressuposto de que qualquer língua é uma entidade histórica. Desse ponto de vista, este Seminário tem como objetivo geral contribuir para o conhecimento atualizado de domínios de investigação que, por força do seu objeto de estudo, na abordagem dos fenómenos linguísticos contemplam uma dimensão histórica, social ou patrimonial.

O programa da 3ª edição do Seminário incluiu duas conferências. A primeira, proferida pela Professora Alícia Duhá Lose (Universidade Federal da Bahia, Brasil), tratou da complementaridade entre estes domínios e do trabalho de preservação e estudo de alguns acervos históricos baianos. A conferência de encerramento esteve a cargo da Professora Teresa Lino (Universidade Nova de Lisboa) que expôs os problemas teóricos inerentes ao conceito e à identificação de "neologismos".

As sessões do Seminário contemplaram distintos temas e abordagens metodológicas relativas à variação da Língua Portuguesa, como a Dialetologia e aLexicologia/Terminologia Históricas; assim como temas das áreas daMorfologia/Lexicografia, variação social e léxico e história do léxico.

A modo de encerramento da jornada, realizou-se o lançamento de 2 E-books: o Roteiro de História da Língua Portuguesa (Ana Paula Banza e Maria Filomena Gonçalves, 2018), editado pela Cátedra UNESCO em Património Imaterial, a partir de cuja página pode ser descarregado, e O conjunto lexicográfico Prosodia (1634-1750), de Bento Pereira, S. J. (Helena Freire Cameron, 2018), publicado na coleção Fontes & Inventários do CIDEHUS-UÉ, disponível em acesso aberto na OpenEdition.

Dada a abrangência dos tópicos e das perspetivas, o Seminário tem como público-alvo estudantes e investigadores da área da Linguística mas também outros perfis académico-científicos. Em consonância com o espírito deste Seminário e da dimensão formativa que também lhes subjaz, é de assinalar que a Comissão Organizadora envolveu estudantes de vários ciclos de estudos e nacionalidades.

Nesta edição, que superou largamente as expectativas dos organizadores, o Seminário contou com cerca de 70 participantes, sucesso que reflete, certamente, o interesse suscitado pelos temas anunciados e pela reputação científica dos oradores convidados.

A 4ª edição realizar-se-á em 2019, em data a anunciar.

Published on 21 November 2018