Início / A Cátedra UNESCO

A Cátedra UNESCO

O que é uma Cátedra da UNESCO?

Lançado em 1992, o Programa de Cátedras UNITWIN / UNESCO promove a cooperação e partilha inter-universitária internacional, a fim de reforçar as capacidades institucionais através da partilha do conhecimento e do trabalho em colaboração.

O Programa apoia a criação de Cátedras UNESCO e de redes UNITWIN em áreas prioritárias estabelecidas no âmbito das competências da UNESCO, ou seja, educação, ciências naturais e sociais, cultura e comunicação.

Através desta rede, instituições de ensino superior e de investigação em todo o mundo canalizam os seus recursos, tanto humanos como materiais, para enfrentar desafios prementes e contribuir para o desenvolvimento das suas sociedades. Frequentemente, as Redes e Cátedras servem como grupos de reflexão e como construtores de pontes entre o mundo académico, a sociedade civil, as comunidades locais, a investigação e a definição de políticas. Ao mesmo tempo que promovem a diversidade cultural, provaram ser úteis para influenciar decisões políticas, introduzir novas ideias no ensino, originar inovação através da investigação e contribuir para o enriquecimento dos programas universitários existentes. Em áreas que sofrem de falta de competências, as Cátedras e Redes tornaram-se pólos de excelência e inovação a nível regional ou sub-regional, além de contribuírem para o reforço da cooperação Norte-Sul-Sul.

Fonte: https://en.unesco.org/unitwin-unesco-chairs-programme

Resumo do Projeto

O primeiro objetivo da Cátedra é apoiar e desenvolver a investigação, melhorar e divulgar o uso de boas práticas e sensibilizar e transmitir conhecimentos sobre as ligações entre o património material e imaterial, nomeadamente realçando a importância do saber-fazer tradicional para a conservação, salvaguarda e valorização do património cultural móvel e imóvel.

A Cátedra desenvolverá vários tipos de estudos e trabalhos, em Portugal e Cabo Verde, que podem posteriormente ser ampliados e/ou transferidos para outros países, tais como Angola e Moçambique, e comparados com experiências na área do Mediterrâneo.

Sempre que tal for possível, os diferentes seminários e palestras serão ministrados através de e-learning e outros métodos de ensino não presencial já experimentados.

No âmbito da Cátedra será estabelecida uma rede de investigadores e instituições nas regiões do Mediterrâneo e da África para promover e integrar sistemas de investigação, fomentar a mobilidade de profissionais e alunos, desenvolver actividades de formação e partilhar informação e documentação nas áreas em questão.

Conference
Local: Universidade de Évora | Palácio do Vimioso | Sala 205
Data de Realização: 21 Setembro 2017, 12h00 a 21 Setembro 2017
Film Festival
Data de Realização: 21 Setembro 2017, 17h30 a 23 Setembro 2017
Lançamento
Local: Biblioteca Pública de Évora | Biblioteca Nacional de Portugal
Data de Realização: 22 Setembro 2017 a 27 Setembro 2017
II Ciclo de conferências
Local: Beja, Castelo Vide, Portalegre, Elvas, Serpa, Estremoz
Data de Realização: 23 Setembro 2017 a 24 Novembro 2017
Conference
Local: Centro Cultural de Lagos, Algarve, Portugal
Data de Realização: 27 Setembro 2017 a 29 Setembro 2017
Sponsors