Início / Investigação
UNESCO know how

Investigação

Programa de Investigação

A investigação procura corresponder às necessidades de gestores culturais, políticos e grupos académicos. Esta atividade consiste em ‘projectos de investigação e cooperação em curso’ e em ‘outros projetos de investigação e cooperação’.

Projectos de Investigação e Cooperação em Curso

A Cátedra já identificou duas linhas de investigação que a seguir serão brevemente descritas:

Linha de Investigação 1: Técnicas tradicionais, património e identidade: um novo conhecimento; sigla THINK

Este projecto pretende desenvolver o trabalho que muitos investigadores iniciaram e seguiram há muitos anos no âmbito das suas atividades. Embora os seus principais objetivos tenham sido ligados às técnicas de saber-fazer tradicional e ao património, isto foi sempre entendido como tendo um grande potencial para o desenvolvimento sustentável e atividades educativas. A ideia central é a de organizar e estimular uma rede de boas práticas nesta área, onde estudantes e especialistas na Europa, no Mediterrâneo e na África podem refletir e agir sobre estes temas. Este objectivo geral deve basear-se nas seguintes ideias que, no âmbito das atividades da Cátedra, podem ser desenvolvidas pela investigação realizada por cada um dos seus membros:

  • Manter a nossa identidade através de atividades que valorizam o património;
  • Participar na resolução de novos problemas em matéria de gestão do território, especialmente de problemas relacionados com a recuperação de actividades tradicionais, a implementação de políticas do património, o melhoramento e até mesmo a reutilização de antigas estruturas industriais, e o turismo sustentável;
  • Ajudar a conhecer uns aos outros e promover a paz e a boa governação, sendo estas as perguntas que na Europa são frequentemente colocadas a indivíduos e instituições e discutidas como parte da sua cidadania;
  • Alargar e promover o uso de novas tecnologias aplicadas à conservação e à valorização do património cultural;
  • Desenvolver novos métodos de aprendizagem que permitirão olhar a currículos escolares numa perspetiva prática.

Linha de Investigação 2: Preservar e recuperar as memórias dos países do Sul; sigla PRESS.

A ideia principal é a de criar um espaço para estudos sobre a transmissão oral do saber-fazer tradicional, a sua perícia e a interpretação das práticas sociais antigas e modernas que o produziram. O registar do trabalho dos últimos artesãos deve ser uma preocupação permanente, para que esse conhecimento não seja perdido para sempre. Na realidade, pretende-se no âmbito desta linha de investigação que o Norte e o Sul tentem organizar novas maneiras de olhar com respeito às suas formas de produzir bens. O proporcionar de um ambiente onde é possível ajudar a criar em cada pessoa um sentido de pertença à comunidade é, além disso, mais um objetivo importante.
Alvos: Estudantes, investigadores, profissionais , etc.
Produtos: Textos, estudos de casos, troca de informação sobre boas práticas.
Resultados: Uma rede social que envolve estudantes e investigadores das duas regiões (Mediterrâneo e África) e fora disso, e que, ao mesmo tempo, funciona como fórum para a discussão política. Os resultados da investigação serão prontamente transferidos para gestores culturais e agentes políticos, a fim de tornar a informação útil para a consulta e a tomada de decisões.

Outros Projetos de Investigação e Cooperação

É prevista a cooperação com outras Cátedras UNESCO existentes que entretanto foram convidados. A Cátedra, a convite ou pela sua própria decisão, pode apresentar propostas de projectos no âmbito dos programas de cooperação da União Europeia, entre outros, como também pode aceitar convites para parcerias em projetos internacionais desenvolvidos por outros atores. A Cátedra UNESCO irá garantir a qualidade dos projetos de investigação e promover a colaboração entre os diversos grupos de pesquisa.
Alvos: Estudantes, investigadores, etc.
Produtos: Metas realizadas de cada projeto aprovado.
Resultados: A Cátedra será o parceiro ou o requerente (de acordo com o estatuto da Cátedra, a elegibilidade, etc. ) dos projetos de investigação aprovados.

Sponsors