Início / Notícias e Eventos / Notícias / Cátedra UNESCO: 1ª Conferência Internacional – Patrimónios e Memóri...
Conferência
Cátedra UNESCO: 1ª Conferência Internacional – Patrimónios e Memórias do Mar

A conferência, organizada pela Cátedra UNESCO em Património Imaterial e Saber-Fazer Tradicional: Interligar Patrimónios, terá lugar de 29 de outubro a 1 de novembro de 2014. O prazo para a submissão de resumos foi alargado até 15 de julho de 2014.

Introdução
Passado um ano sobre a criação da Cátedra UNESCO em Património Imaterial e Saber-Fazer Tradicional: Interligar Patrimónios na Universidade de Évora, a sua 1ª Conferência Internacional propõe procurar novas abordagens para uma série de questões relacionadas com o mar, especialmente no que diz respeito ao património e à forma como o mar moldou as nossas identidades culturais.

Tema
A conferência incidirá sobre dois tópicos complementares que também são temas centrais da pesquisa desenvolvida pela Cátedra:

• Os patrimónios do mar, com foco nos aspectos sociais e multiculturais do mar, nas culturas de pesca, nas estruturas industriais e nos achados arqueológicos. Sem excluir outras regiões, uma atenção especial será dada aos locais onde a cultura portuguesa acabou por ganhar raízes. Citamos como exemplo a contribuição de imigrantes portugueses no estabelecer de uma cultura de caça à baleia no Havai e, mais tarde, nas costas leste e oeste dos Estados Unidos.
  • A Cátedra procura incentivar um novo olhar sobre fontes de informação já existentes, tais como diários de viagem, desenhos, correspondências, literatura e fotografias, ao realçar os aspectos representativos do património imaterial.

Trata-se de uma oportunidade para o diálogo entre investigadores que, neste fórum, poderão apresentar as suas investigações correntes e os seus projetos futuros nas áreas de património, turismo, estudos culturais e arquitetura.

Calendário
Os resumos podem ser apresentados em inglês ou francês. Não devem exceder 500 palavras e incluir o título da apresentação. Solicita-se que o resumo seja acompanhado de um breve currículo do candidato de, no máximo, meia página. O tempo limite para cada apresentação é de 25 minutos.
Os resumos devem ser enviados para o seguinte endereço: cidehus@uevora.pt até ao dia 15 de julho de 2014, a data limite para a sua submissão. Solicita-se aos autores dos resumos selecionados pelo Comité Científico que enviem o seu texto final até ao dia 30 de setembro de 2014. As atas da conferência serão publicadas numa edição monográfica da Cátedra. A conferência terá lugar na Universidade de Évora de 29 de outubro a 1 de novembro de 2014.

Comité Científico
Prof. Filipe Themudo Barata, Universidade de Évora, Portugal