Museu Virtual da Música de Cabo Verde

Instituto Pedro Pires para estudos cabo-verdianos da Universidade de Bridgewater (Estados Unidos) apoia o desenvolvimento do Museu Virtual da Música de Cabo Verde.

Ouça as declarações de Ângelo Barbosa, director do Instituto Pedro Pires, à RTC (Rádiotelevisão Caboverdiana) AQUI.

Mergulhe no universo musical cabo-verdiano fazendo uma visita ao website do Museu Museu Virtual da Música de Cabo Verde.

https://www.caboverdeamusica.online/

Empoderamento das mulheres pela arte da estatuaria urbana em África

Cátedra UNESCO da Universidade de Évora nos PALOP

Tiago Cabeça, doutorando CHAIA e membro da Cátedra UNESCO em Património imaterial e saber fazer tradicional da Universidade de Évora, esteve como formador no projeto do Instituto Marquês de Valle Flor (IMVF)[1], coordenado pela Professora Doutora Maria Clotilde Almeida e apoiado pela Cátedra UNESCO, “Empoderamento das mulheres pela arte da estatuaria urbana em África”.

Os workshops de estatuária, promovidos pelo IMVF, financiados pelo Instituto Camões e com o apoio da Cátedra Unesco da Universidade de Évora, que integram a 2ª fase do projeto “Empoderamento das Mulheres pela Arte da Estatuária Urbana em África”, visam além de um estudo sobre a criatividade e expressividade plástica também a capacitação artística em estatuária de grupos de mulheres em S. Tomé e Príncipe (outubro 2023), Guiné-Bissau (novembro 2023) e Cabo Verde (dezembro 2023), enquanto celebração da ação política e social das mulheres nas sociedades africanas, que em breve sairá em livro.

Contribuir para o empoderamento feminino através da estatuaria urbana e investigar criatividade e formas de expressão na cerâmica foi o trabalho deste doutorando CHAIA/UNESCO da Universidade de Évora. Parte desta relevante intervenção poderá ser vista nas reportagens da TV S. Tomé[2] e Cabo Verde[3].


[1] Disponível em: https://www.imvf.org/2023/10/19/projeto-empoderamento-das-mulheres-pela-arte-da-estatuaria-urbana-em-africa-organiza-workshops-de-estatuaria/

[2] Reportagem na Radio Televisão de S. Tomé e Príncipe: https://youtu.be/uCM87Y7dn1Q?si=hozLgWzZeM_ALMil

[3] Reportagem de Radio Televisão de Cabo Verde: https://youtu.be/iDMZ9vt2mUk?si=lgkIgNwCgNIwJInt


Galeria de Imagens

Formandas em Guiné-Bissau. Sr Diretor Geral da Cultura da Guiné Bissau Dr Cambraima Alanso Cassama, de vermelho, recentemente nomeado Ponto Focal da UNESCO. Em cima da esquerda para a direita: Técnico Pascoal Gomes, Doutorando Tiago Cabeçae o Governador Regional de Cacheu S.a Ex.a Dr Lourenço Gomes. Em Memorial da Escravatura de Cacheu. 13 novembro de 2023.

Formandas em S. Tomé e Príncipe. À direita Sra Diretora Geral da Cultura de S. Tomé, Drª Mardginia Pinto, doutorando Tiago Cabeça e Dr António Lima do IMVF. Em CACAU – Casa das Artes, Criação, Ambiente e Utopias. S. Tomé. 24 Outubro 2023

Formandas a trabalhar em Guiné-Bissau. Memorial Escravatura de CACHEU

Formandas a trabalhar em S. Tomé e Príncipe

Formandas em Cabo Verde. Tiago Cabeça à direita. Cooperativa Ponto de encontro, Tarrafal, Trás-os-Montes,  Santiago.

Formandas a trabalhar em Cabo Verde, Cooperativa Ponto de encontro. 7 de Dezembro de 2023