Home / Communication / News / Câmara de Barrancos quer barranquenho reconhecido como língua oficial
Património linguístico
Câmara de Barrancos quer barranquenho reconhecido como língua oficial

Diário de Notícias, edição online, 4 de outubro de 2017

«A Câmara de Barrancos vai candidatar o falar típico do concelho, o barranquenho, a Património Linguístico Nacional, para poder ser reconhecido como língua oficial, ensinado na escola básica da vila e candidatado a Património da Humanidade.
Depois da classificação como Património Imaterial de Interesse Municipal em 2008, o "próximo passo" é candidatar o barranquenho à classificação de Património Linguístico Nacional, junto do Ministério da Cultura, e "depois, numa outra fase", à de Património Cultural Imaterial da Humanidade, junto da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), disse hoje à agência Lusa o presidente da Câmara de Barrancos, António Tereno.
O objetivo da classificação como Património Linguístico Nacional é conseguir que o barranquenho seja "reconhecido oficialmente como língua - língua mista, mas língua -, a terceira em Portugal, além do português e do mirandês", para poder ser ensinado como disciplina na Escola Básica Integrada de Barrancos. (...)

Ler mais ...

Published on 04 October 2017
Sponsors