Home / News & Events / News / Avaliação da produção científica da Universidade de Évora 1999-2009
Política científica
Avaliação da produção científica da Universidade de Évora 1999-2009

Miguel Araújo faz uma análise preliminar da produção científica da Universidade de Évora nos últimos 10 anos

O financiamento das Universidades Portuguesas encontra-se cada vez mais associado à quantidade e qualidade da produção científica produzida. A produção científica é actualmente avaliada no âmbito do programa de avaliação das unidades de investigação financiadas pela FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia) e, de forma mais genérica, pelos “rankings” internacionais. Se a primeira forma de avaliação pretende conferir racionalidade ao processo de atribuição de verbas do Estado Português aos centros de investigação nas universidades, os últimos têm como propósito conferir visibilidade às melhores universidades no mundo e, desta forma, influenciar a sua capacidade de atrair estudantes e financiamento externo. Porém, entre as unidades de investigação da FCT e as melhores universidades do mundo há tonalidades de cinzento que merecem ser apreciadas. Em concreto, considera-se pertinente que as universidades promovam processos internos de auto-avaliação da produção científica de forma a permitir uma mais racional gestão dos recursos humanos e financeiros. Neste relatório, apresentam-se resultados de uma análise não exaustiva sobre a produção científica da Universidade de Évora nos últimos 10 anos. Pretende-se (i) contextualizar a produção científica e impacte da investigação realizada na Universidade de Évora no contexto Nacional, (ii) identificar as 10 áreas científicas mais dinâmicas na Universidade de Évora, (iii) identificar os 10 investigadores e os 10 artigos científicos que mais contribuíram para a projecção internacional da Universidade de Évora. Este relatório não pretende substituir-se a uma eventual análise exaustiva que os órgãos da Universidade possam realizar mas pretende destacar a investigação de qualidade realizada na Universidade e provocar, por ser uma avaliação inédita, a necessidade de aprofundar algumas das conclusões nele contidas.

Aceder ao relatório aqui:

Published in 02 of December of 2009