Home / News & Events / News / Metodologias quantitativas para conservação da biodiversidade
Publicado novo livro
Metodologias quantitativas para conservação da biodiversidade

Livro sobre metodologias para o estabelecimento de prioridades em biologia da conservação acaba de ser publicado pela da Oxford University Press com a contribuição do Detentor da Cátedra Rui Nabeiro, o Prof. Miguel B. Araújo.

Um novo livro, publicado em Maio de 2009 pela prestigiada editora "Oxford University Press", oferece uma revisão aprofundada sobre métodos quantitativos para o estabelecimento prioridades em biologia conservação. Em particular, o livro aborda uma das questões cruciais da nossa época: onde investir recursos escassos para a conservação da biodiversidade de forma eficaz?

O Prof. Miguel B. Araújo, detentor da Cátedra Rui Nabeiro, e líder mundial na área da biodiversidade e alterações climáticas é autor de um dos capítulos deste livro. No seu capítulo, intitulado "Climate change and Spatial Conservation Planning", o autor oferece uma revisão detalhada dos desafios impostos pelas alterações climáticas à conservação da biodiversidade em áreas protegidas. Esta é a primeira revisão publicada sobre esta emergente área de investigação da Biologia da Conservação e da Biologia das Alterações Globais.

Excerto da introdução: "In this chapter, I discuss some of the challenges to spatial conservation planning (...). A focus on climate change is given, but the issues raised and the methodologies proposed could be extended and applied to any type of environmental change. I examine existing approaches for forecasting climate change impacts on species distributions, and assess the relative merits of conventional spatial planning methodologies to identify conservation areas that will conserve species under changing climate conditions. It is argued that progress in conservation planning requires a reassessment of conventional views on persistence, namely that local extinctions and colonisations are best characterized by metapopulations in a quasi-equilibrium state. A range of spatial conservation planning methodologies that could be implemented to help mitigate the impacts of climate change on species is also discussed. Finally, a summary of the main issues discussed in the chapter is provided. The need for a greater emphasis on interdisciplinary research in spatial conservation prioritization is stressed."

Published in 30 of May of 2009