Home / News & Events / News / New study in Science
Global Scenarios for Biodiversity in the 21st Century
New study in Science

The Rui Nabeiro Chair participates in a study published in Science reviewing global scenarios for biodiversity in the 21st century

O estudo, em que participam 24 autores, de 10 países diferentes, proporciona uma revisão dos modelos e das incertezas relacionadas com o futuro da biodiversidade. “É certo que as incertezas são grandes”, refere Miguel Araújo, titular da Cátedra Rui Nabeiro/Delta da Universidade de Évora, “mas também é certo que sabemos quais são as regiões do planeta mais expostas a pressões humanas e quais são os grupos de organismos mais ameaçados. O que não sabemos, com exactidão, são os limites a partir do qual estas pressões serão irreversíveis”.

O estudo advoga por uma nova geração de modelos que permitam uma integração do melhor conhecimento existente sobre biodiversidade. “Este estudo revê os modelos existentes e identifica as suas fortalezas e fragilidades”, refere Henrique Miguel Pereira, investigador da Universidade de Lisboa e primeiro autor do artigo. “O desafio que temos pela frente é proporcionar cenários sobre o biodiversidade que possam ser utilizados pelos governos e pelo novo Painel Intergovernamental sobre Biodiversidade que as Nações Unidas pretende criar”, remata o investigador.

Mas o problema está longe de ser trivial. “Multiplos são os factores que actuam e interactuam sobre a biodiversidade”, afirma Paul Leadley, catedrático da Universidade de Paris-Sul. Estes incluem as “alterações climáticas, a destruição de habitats naturais, invasões biológicas, poluição, e extracção excessiva de recursos naturais, como é o caso da que resulta da caça e pesca desreguladas”.

Acresce que as espécies possuem capacidades de adaptação diferentes quando expostas a factores de ameaça. Esta complexidade torna o processo de modelação da biodiversidade um dos mais complexos nas ciências naturais”, diz Miguel Araújo.

A Delta criou a Cátedra Rui Nabeiro na Universidade de Évora com o intuíto de reforçar as capacidades nacionais em matéria de investigação na área da biodiversidade. O objectivo principal desta Cátedra, actualmente integrada no CIBIO (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos) é compreender de que forma poderão as alterações ambientais globais afectar a biodiversidade do planeta. Com menos de dois anos de existência a Cátedra Rui Nabeiro já publicou 26 artigos científicos sobre esta temática em revistas de elevado prestígio científico.

A referência do artigo na Science é:

Pereira, H.M., Leadley, P.W., Proença, V., Alkemade, R., Scharlemann, J.W., Fernandez-Manjarrés, J.F., Araújo, M.B., Balvanera, P., Biggs, R., Cheung, W.W.L., Cooper, H.D., Gilman, E.L., Guénette, S., Hurtt, G.C., Huntington, H.P., Mace, G.M., Oberdoff, T., Revenga, C., Rodrigues, P., Scholes, R.J., Sumaila, U.R. & Walpole, M. 2010. Scenarios for global biodiversity in the 21st century. Science. 330: 1496-1501.

Published in 28 of October of 2010